
“Então Manoá disse: Quando as tuas palavras se cumprirem, como devemos criar o menino, e o
que ele fará?” (Jz 13.12)
Não existe verdadeira felicidade sem que estejamos alicerçados no Senhor. Manoá e sua mulher viviam em Israel durante um período em que o povo de Deus estava sendo oprimido por inimigos. Nesse ambiente desfavorável, o Senhor envia um anjo para comunicar à mulher de Manoá que eles teriam um filho, o qual deveria ser consagrado ao Senhor. Ciente da grande promessa que haviam recebido, Manoá questiona como a criança deveria ser criada e ora a Deus para que possa receber a exata instrução para o cuidado do menino (Jz 13.8).
De igual forma, precisamos ser humildes diante do Altíssimo e clamar para que sejamos instruídos acerca da maneira correta sobre como devemos conduzir nossos lares. Por ser o autor da vida e também da família, o Senhor tem toda autoridade para definir quais são os valores pelos quais devemos viver. A Bíblia deve ser o guia que orienta nossas ações e decisões. Ela possui os princípios que nos levarão a ter uma visão realista do mundo e a reconhecer Deus como a fonte da nossa alegria, bem como o valor do casamento, a importância do discipulado dos filhos, a necessidade do amor, respeito e cuidado com o próximo. Deus nos conhece por completo, sabe quais são as nossas necessidades mais íntimas, nossos anseios, medos e temores. Desta forma, é um ato de sabedoria ouvir e praticar a vontade do nosso Pai Celestial, conduzindo nossos lares segundo as Escrituras. Cristo ensinou que a Palavra de Deus é a verdade e tem poder para transformar qualquer pessoa, afirmando “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).
Sem a Bíblia, somos facilmente guiados à ditadura da nossa própria opinião, sendo obrigados a tomar decisões que em muitos momentos não terão fundamentos seguros para nós mesmos ou para nossa família. Através da Palavra, lares podem ser curados por Jesus e passam a viver no centro da vontade de Deus. Não tome nenhuma decisão sem consultar a Bíblia. O manual de instrução da família que nos foi concedido pelo Altíssimo é o maior tesouro e nos garante uma boa vida aqui e também na eternidade!